Keyline

Técnica de intervenção ao nível do solo e da água que faz uso do relevo e de  curvas de nível ligeiramente desniveladas para redistribuição da água na superfície do terreno e/ou armazenamento de água. Desenvolvida na Austrália nos anos 50 por Yeomans visa reduzir a erosão, aumentar a infiltração da água da chuva, irrigar o terreno de forma uniforme, sendo capaz de restaurar solos degradados num curto espaço de tempo.

Agrofloresta

Esta técnica associa a recuperação ecológica e a produção de alimentos recorrendo à sucessão natural da vegetação autóctone para aumentar a protecção do solo, ao mesmo tempo que garante um rendimento para o proprietário. A agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre ecofisiologia das  espécies vegetais e a sua interação com a fauna nativa.

Gestão Holística

Abordagem integrada do sistema produtivo em que o pastoreio concentrado por curtos períodos de tempo é utilizado como forma de recuperação da pastagem, protecção da regeneração e recuperação global do sistema.

Agricultura Regenerativa

Conjunto de técnicas, incluindo as anteriores, que fazem com que as práticas agropecuárias tenham um efeito de regeneração dos ecossistemas, em vez de terem um efeito delapidador dos mesmos.

Agroecologia

Conceito de produção agrícola sustentável, biológica, mas também protectora do ecossistema e da comunidade humana associada. É por isso um conceito mais abrangente que engloba não apenas o modo de produção mas também os aspectos sociológicos.